Nolla: Uma cabana com impacto ambiental mínimo abre suas portas na Finlândia

cabine-nolla-neste-finlandia-inovasocial-07

A Neste, empresa finlandesa focada em criar soluções sustentáveis para transportes, negócios e necessidades dos consumidores, construiu um protótipo de uma cabana que tem um impacto ambiental mínimo em termos de emissões de dióxido de carbono e impacto na natureza.

A cabana Nolla (do finlandês “zero”), projetada pelo designer Robin Falck, está localizada nos arredores do centro da cidade de Helsinque, na ilha de Vallisaari. A cabana foi construída a partir de materiais sustentáveis e é projetada para um estilo de vida simples, com emissões mínimas ou nulas, levando em consideração a natureza circundante em todos os aspectos.

Localizada na bucólica ilha de Vallisaari, no arquipélago de Helsinque, a Nolla incentiva as pessoas a considerarem como soluções e inovações modernas podem possibilitar uma vida sustentável. Vallisaari está em um estado natural há décadas e é, portanto, o local perfeito para uma experiência de como essa, localizada a 20 minutos de barco da praça do mercado de Helsinque. A cabana ecológica e móvel estará em Vallisaari até o final de setembro, demonstrando um estilo de vida que gera emissões mínimas ou inexistentes.

cabine-nolla-neste-finlandia-inovasocial-01

Colocar uma cabana compacta e móvel em um lote privado não requer uma licença de construção e a Nolla foi projetada para usar materiais de construção da forma mais eficiente possível. A cabana tem o tamanho de um pequeno quarto (são apenas 9 m2) e pode ser montada e transportada sem maquinário pesado, deixando o ambiente praticamente intocado após seu desmonte.

cabine-nolla-neste-finlandia-inovasocial-032

A Nolla apresenta soluções que permitem minimizar notavelmente as emissões da construção. O fornecimento de energia é totalmente renovável; eletricidade é gerada por painéis solares, enquanto o fogão Wallas, reservado para cozinhar e aquecer, funciona inteiramente a partir do MY Renewable Diesel, combustível produzido pela Neste a partir de sobras de alimentos e resíduos. A jangada da Aava Lines, que opera entre o centro da cidade de Helsinque e Vallisaari, também funcionará apenas a partir do MY Renewable Diesel, o que pode reduzir as emissões de gases do efeito estufa em até 90%.

“Com a cabana Nolla, queremos oferecer aos visitantes a possibilidade de experimentar uma vida moderna na natureza, com emissões mínimas. Ter um estilo de vida ecológico não se trata apenas de desistir de produtos insustentáveis, mas também é sobre descobrir soluções modernas e sustentáveis que possam ser usadas. Esta tem sido uma parte essencial do processo de design,” diz Robin Falck, designer finlandês responsável pelo projeto.

Nolla receberá hóspedes do Airbnb

Para proporcionar ao público a chance de experimentar a vida em uma cabana com emissões mínimas, a Nolla recebeu reservas para estadias de duas noites entre 3 e 30 de setembro de 2018, através do Airbnb. A cabana oferece acomodação para duas pessoas no meio da natureza pacífica do arquipélago de Helsinque.

Aparentemente, não há mais datas disponíveis para hospedagem, mas você pode conferir o anúncio aqui.

cabine-nolla-neste-finlandia-inovasocial-05

A Nolla foi executada em uma colaboração com as empresas Fortum, Wallas e Stockmann, e faz parte do projeto Journey to Zero, da Neste, que explora novas ideias e tem como objetivo direcionar o mundo para um futuro mais limpo, com menos emissões.

Para saber mais, confira o vídeo abaixo (inglês):

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail