Khan Academy e a gamificação do ensino.

Quando você pergunta às crianças hoje em dia o que é trabalho, elas responderão “escola.”
Se você pergunta a elas o que significa brincar, a resposta costuma ser “videogames!” Acreditamos que nós, seres humanos, temos um desejo natural de aprender, mas por alguma razão os sistemas escolares atuais não motivam as crianças a aprender como deveriam. O que também piora o cenário é ver como escolas estão passando por cortes em seus orçamentos, com professores sendo demitidos e, consequentemente, crianças não recebendo a educação adequada.

E, pensando nesse assunto, surge a Khan Academy. O projeto costumava ser constituído apenas por um homem ensinando matemática no YouTube e se tornou uma enorme coleção de mais de 3.000 vídeos educacionais sobre matemática, física, química, finanças e muito mais, com milhões de pessoas aprendendo com ele. Khan Academy utiliza de uma mecânica de aprendizado muito parecida com o que vemos em jogos, como “níveis de aumento de habilidade” para desbloquear novas aulas e aprimorar novas habilidades. Muitas pessoas dizem não poder se imaginar gostando de matemática, ou apenas sendo bom nela, mas projetos como a Khan Academy podem representar uma virada no jogo para essas pessoas, graças a mentes inovadoras e à gamificação das coisas!

Abaixo, assista a alguns vídeos com conteúdo em português da plataforma:

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail