Histórias de ninar para garotas (e mulheres) rebeldes

O que a pirata irlandesa Grace O’Malley, a matemática Ada Lovelace e a confeiteira Cora Coralina têm em comum? Todas são mulheres retratadas no livro “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes – 100 fábulas de mulheres extraordinárias”, das autoras italianas Elena Favilli e Francesca Cavallo. Como o próprio nome diz, o livro é uma coletânea de histórias sobre cem mulheres extraordinárias e surgiu de um crowdfunding que arrecadou mais de US$ 1 milhão em quatro meses (100% da meta de arrecadação – cerca de 40 mil dólares –  foi atingida em apenas 30 horas) e recebeu apoio de pessoas em 70 países (13.454 pessoas, para ser exato).

Um livro absolutamente necessário para embalar qualquer garota ou mulher que conhecemos. – Geri Stengel, Forbes

Idealizado pelas fundadoras da Timbuktu Labs, hub criativo com o objetivo de reunir designers, educadores e outros profissionais multidisciplinares, o livro “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes – 100 fábulas de mulheres extraordinárias” ganhou versão brasileira pela V&R Editoras e possui textos à lá conto de fadas clássicos (todas as histórias começam com “Era uma vez…”). Segundo a autora, a ideia é dar a sensação de um conto de fadas moderno, para embalar o sono das pequenas antes de dormir.

O projeto gráfico do livro ficou por conta da criativa Cori Johnson e as ilustrações internas foram feitas por diversas ilustradoras ao redor do mundo, entre elas a brasileira Debora Kamogawa, responsável pelo desenho da médica e astronauta Mae Jemison. Em 1992, Mae tornou-se a primeira astronauta de origem africana a ir ao espaço.

Apesar do estilo da escrita remeter a um conto de fadas e a capa trazer o termo “garotas”, este livro é feito para todas as mulheres. De acordo com a autora, em Histórias de ninar para garotas rebeldes, tudo o que podemos sentir é esperança e entusiasmo pelo mundo que estamos construindo. Um mundo onde gênero não defina quão alto você pode sonhar nem quão longe você pode ir.

Interno - Histórias de ninar para garotas rebeldes

Capa - Histórias de ninar para garotas rebeldes

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes – 100 fábulas de mulheres extraordinárias
Autoras: Elena Favilli e Francesca Cavallo | V&R Editoras
Tradução: Carla Bitelli, Flávia Yacubian & Zé Oliboni
Preço: R$99,90 | 207 páginas
___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail