Elon Musk se oferece para reconstruir a rede elétrica de Porto Rico usando energia solar

Na semana passada, Elon Musk fez uma publicação em seu Twitter que pode ter um grande significado para Porto Rico, caso a proposta seja levada adiante. Ele afirmou que sua tecnologia, que fornece eletricidade para diversas ilhas menores, pode ser usada para reconstruir a rede elétrica de Porto Rico, usando energia solar. Após a publicação de Elon, Ricardo Rossello, governador da ilha, prontamente respondeu: “Vamos conversar.”

“O time da Tesla fez isso em muitas ilhas menores ao redor do mundo, mas não existe um limite de escala, então isso pode ser feito em Porto Rico também. Tal decisão estaria nas mãos do governador do Porto Rico, parceiros comerciais e, o mais importante, as pessoas de Porto Rico.” – @elonmusk

“Vamos conversar. Quer mostrar ao mundo o poder e a escalabilidade da Tesla? Porto Rico poderia ser esse projeto emblemático.” – @ricardorossello

A Tesla fornece energia para muitas ilhas pequenas e uma delas é Ta’u, na Samoa Americana. Lá, foi instalada uma rede solar que pode alimentar toda a ilha e armazenar eletricidade suficiente para um período de três dias sem sol. A empresa também está trabalhando com residentes em Kauai, nas ilhas havaianas, para encontrar melhores maneiras de produzir e – o mais importante – armazenar energia solar, para que o sistema possa abastecer as casas de forma efetiva até mesmo nos dias nublados.

Recentemente, a Tesla adquiriu outra empresa de Musk, a SolarCity, que fabrica telhados solares e unidades de armazenamento de energia. E, atualmente, a empresa vem explorando formas de aumentar seus projetos de armazenamento de bateria. Uma aposta feita no Twitter entre Musk e um empreendedor de software australiano resultou no planejamento da maior instalação de bateria de íons de lítio do mundo, no sul da Austrália. A planta, que custará US$ 50 milhões, poderá fornecer eletricidade para mais de 30 mil lares.

Elon vem sido conhecido por propor grandes projetos no Twitter, de forma aparentemente despretensiosa, mas levando quase todos eles adiante. Então, o próximo passo é aguardar ansiosamente para ver se o empresário irá dar continuidade à conversa iniciada com o governador porto-riquenho Ricardo Rossello.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail