#EuEstou: Facebook apoia campanha online para promover a saúde mental e a prevenção do suicídio

Recentemente, o Facebook anunciou seu apoio à #EuEstou, uma campanha online para promover a saúde mental e a prevenção do suicídio entre adolescentes no Brasil, com o apresentador PC Siqueira e especialistas do Instituto Vita Alere, referência no tema. A campanha vai abordar questões como a depressão, fornecer recursos para que os adolescentes possam criar sistemas de apoio para si mesmos e seus amigos, e conscientizar sobre a importância da saúde mental.

“Já enfrentei situações em que estava emocionalmente instável e costumava falar sobre isso em meus vídeos porque acredito que contar sobre as minhas experiências pode fazer a diferença na minha vida e nas das pessoas que me assistem. Isso me motivou a criar um lugar onde as pessoas pudessem encontrar informações de profissionais de saúde que eles não sabem onde procurar”, disse PC Siqueira.

Segundo seu parceiro no projeto, o influenciador M.M. Izidoro, “#EuEstou nasceu em uma noite em que PC e eu saímos para conversar em um momento muito difícil em nossas vidas. Pensamos em fazer um vídeo, mas logo percebemos que a causa da prevenção do suicídio é algo maior. Todo mundo tem superpoderes e nós temos o poder de contar histórias para ajudar o máximo de pessoas que pudermos, e vamos aproveitar isso.”

Uma série de vídeos produzidos por PC Siqueira e M.M., com a supervisão da psicóloga Karen Scavacini do Instituto Vita Alere, será postada na Página #EuEstou no Facebook e no @euestou no Instagram. Eles também incluem recursos como a linha de emergência do Centro de Valorização da Vida (CVV) e dicas sobre como identificar se um amigo precisa de apoio e como buscar ajuda.

“Acredito em um diálogo aberto com os jovens para difundir mensagens de esperança e ajudá-los a construir e desenvolver a resiliência diante das dificuldades. O suporte do Facebook certamente nos ajudará a amplificar o alcance da iniciativa, beneficiando mais pessoas,” afirma a Dra Karen. Para ela, levar ferramentas de ajuda, conhecimento científico sobre prevenção de suicídio e cuidados com a saúde mental de maneira acessível e segura para quem está sofrendo ou pensando sobre suicídio pode salvar vidas.

“Estamos muito animados com a nossa parceria com o PC Siqueira e a Vita Alere para a #EuEstou. Buscamos constantemente maneiras de ajudar a manter nossa comunidade segura. Neste sentido, recentemente lançamos uma ferramenta de prevenção de suicídio no Facebook Live, e em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e a Safernet Brasil lançamos o guia Ajude um amigo em necessidade, com dicas sobre como identificar sinais de que um amigo pode estar passando por dificuldades emocionais,” explicou Daniele Kleiner, gerente do Facebook para Programas de Segurança na América Latina.

Para saber mais sobre o projeto, recomendamos o play no episódio #149 do podcast do JUDAO.com.br:

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail