Permacultura e Bioconstrução: Conheça o Ecocentro IPEC

O IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) está localizado em Pirenópolis (GO) e foi fundado em 1998 com o objetivo de estabelecer soluções apropriadas para problemas na sociedade, promover a viabilidade de uma cultura sustentável, oportunizar experiências educativas e disseminar modelos no cerrado e no Brasil.

ecocentro-ipec-permacultura-ecovilas-bioconstrucao-sustentabilidade-inovacao-social-inovasocial-instituto-sabin-01

Em 1999, foi iniciada a construção de um espaço para demonstrar a viabilidade dos princípios da Permacultura e da Bioconstrução, o Ecocentro, que hoje é referência no assunto para brasileiros e estrangeiros que querem aprender sobre a vida sustentável. O Ecocentro IPEC tem a missão de promover valores verdadeiros e proporcionar experiências educativas práticas; e, para isso, vem implementando uma infra-estrutura para uma escola de estudos sustentáveis e desenvolvendo tecnologias e soluções apropriadas para a realidade atual. Essa parceria tem colaborado fortemente para a construção de uma nova ordem local e mundial através da permacultura, prestando serviços comunitários para população da zona rural no Cerrado Brasileiro e em outras regiões do Brasil e cooperando internacionalmente com organizações na África, Ásia, Europa e nas Américas.

Em 18 anos foram criadas estratégias de habitação ecológica, saneamento responsável, energia renovável, segurança alimentar, cuidado com a água e processos de educação para a sustentabilidade de forma vivenciada. Tudo isto no Ecocentro, um espaço físico que proporciona uma imersão na cultura sustentável para os alunos dos diversos programas oferecidos, desde o curso padrão de Permacultura Design e Consultoria (PDC) até as oficinas específicas que transmitem as soluções desenvolvidas em cada área.

Visitas

ecocentro-ipec-permacultura-ecovilas-bioconstrucao-sustentabilidade-inovacao-social-inovasocial-instituto-sabin-02

A Visita Ecopedagógica é feita para grupos, com duração de duas horas e meia aproximadamente. Durante a visita guiada são explicadas as tecnologias sociais do Ecocentro, as instalações Bioconstruídas, os sistemas de funcionamento de fluxos e conexões, tudo projetado seguindo os princípios da Permacultura.

Durante a visita o visitante estará em contato direto com uma forma de vida sustentável, conhecendo em detalhes todos os modelos de tecnologias sociais e sustentáveis desenvolvidas pelo IPEC, como modelos de saneamento ecológico, construções naturais, agricultura orgânica e energias renováveis.

O valor da visita por pessoa é de R$ 40,00. O Ecocentro IPEC também oferece o serviço de Dia Completo de Atividades, onde além da visita Ecopedagógica, é servido um almoço preparado pelos chefs locais. Além disso, no Dia Completo de Atividades, o visitante tem oportunidade de realizar até duas oficinas práticas de Bioconstrução e Permacultura.

Centro de Referência

Aberto a visitação de grupos e indivíduos, o centro demonstra as tecnologias e estratégias para qualquer pessoa ou organização que pretenda o equilíbrio entre recursos e o empreendimento sustentável. Desde habitação ecológica a sistemas biológicos de tratamento de efluentes. De Tecnologias Sociais a segurança alimentar, o Ecocentro é um laboratório vivo de experiências sustentáveis.

Hospedagem

Durante a hospedagem no Ecocentro IPEC – feita em EcoCabanas, Vila Ecoversitária ou Hostel – os visitantes têm a oportunidade de experienciar a vida em uma comunidade sustentável, de passear pelas diversas instalações do Ecocentro IPEC e de contribuir para a fertilidade do solo do Cerrado cada vez que utilizam os Sanitários Húmus Sapiens. Também é possível incluir na diária uma oficina de bioconstrução ou de práticas permaculturais, e até um passeio pela cidade histórica de Pirenópolis e suas cachoeiras.

Para agendar uma visita ou receber mais informações, entre em contato com o Ecocentro IPEC clicando aqui.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail