Amsterdã ganhará uma “ponte aérea” diferente até 2025

Enquanto alguns escavam túneis para oferecer novas opções de mobilidade nas grandes cidades, outros buscam outras soluções nos céus. Literalmente.

Na última semana, a empresa de arquitetura UNStudio apresentou seu projeto para construir uma ponte de 1,5km de distância, que irá conectar dois bairros de Amsterdã (Holanda) pelo ar. Esse conceito vem sendo repetido em vários outros projetos da UNStudio ao redor do mundo, que já tem propostas similares para Chicago (EUA), Londres (Inglaterra), Bolzano (Itália) e Gotemburgo (Suécia).

Como as demais propostas da empresa, o projeto de Amsterdã parece incrível. Essa “ponte aérea” permitirá que os passageiros vão, em cinco minutos, de Amsterdam-West a Amsterdam-Noord, dois bairros que estão crescendo rápido e são separados por uma grande massa de água.

ponte-aerea-amsterda-inovasocial-04

ponte-aerea-amsterda-inovasocial-06

A estrutura sobrevoará o rio IJ, alcançando uma altitude de 136 metros em sua torre central. Sua altitude excepcional permitirá que navios de grande porte naveguem pelo rio IJ, e entrem e saiam do porto de Amsterdã sem problemas – o que é algo de extrema importância a ser considerado, já que estamos falando do o quarto porto mais movimentado da Europa.

Viajando a uma velocidade média de 21km/h, as cabines do teleférico poderão acomodar até 37 passageiros. Obviamente, o espaço para as bicicletas estará reservado, e as cabines terão espaço para até 6 delas.

O projeto contará com dois trechos e o primeiro deles deve estar pronta até 2025, o que permitirá que sua inauguração faça parte das comemorações do 750º aniversário da capital holandesa.

ponte-aerea-amsterda-inovasocial-03

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail