Wild Wild Country: Uma história que vai muito além da fé

wild-wild-country-netflix-inovasocial-02

Wild Wild Country é uma série documental produzida pela Netflix, que conta a história de Rajneeshpuram, uma comunidade criada no Oregon (EUA), nos anos 80, pelo guru indiano Bhagwan Shree Rajneesh – também conhecido como Osho. Ao longo de seis episódios, os cineastas Chapman Way e Maclain Way entrevistaram os seguidores de Rajneesh, policiais e moradores da pequena cidade de Antelope, bem ao lado de onde toda essa história começou.

Em 1981, Rajneesh comprou 64.229 acres no condado de Wasco, em Oregon. O objetivo era construir uma cidade, onde seus seguidores, que se vestiam com roupas vermelhas e usavam retratos de seu líder ao redor do pescoço, pudessem cultivar sua própria comida, lutar contra seus próprios demônios e viver em felicidade utópica, livres de qualquer influência externa. Você provavelmente deve estar imaginando onde tudo isso poderia parar, mas a verdade é que o desenrolar dessa história pode ser muito surpreendente. Por isso, cada uma das seis horas de duração da série são fascinantes e de deixar qualquer um boquiaberto.

wild-wild-country-netflix-inovasocial-01

A verdade é que a comunidade de Rajneeshpuram se tornou um grande problema para os 40 moradores da cidade vizinha, Antelope. A diferença de valores entre os Rajneeshee (como eram chamados os seguidores de Rajneesh) e os fazendeiros locais de Antelope explodiu em um conflito massivo que chamou a atenção do governo envolveu tentativas de assassinato, deportações, drogas e muitas outras coisas descritas durante toda a série documental, além de ter resultado no primeiro ataque de bioterrorismo na história dos EUA.

Em vez de contar a você a história de um culto esquecido, Wild Wild Country leva você até ele. Você passará os primeiros minutos se perguntando como alguém poderia ser atraído para tal esquema, e então, vai se ver intrigado com o mundo e o estilo de vida dos daquelas pessoas.

Para algo que parece muito distante da sociedade de hoje, a série é profundamente imersiva e adequadamente ritmada. Uma história mais selvagem do que qualquer programa de sobrevivência que você já viu na TV, e um prato cheio para quem está procurando um título para maratonar no fim de semana.

Todos os episódios de Wild Wild Country estão disponíveis na Netflix, e você pode conferir o trailer assistindo ao vídeo abaixo:

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail