TED Talks: O mundo das pequenas coisas

Para enxergar o tema de hoje é preciso apertar beeeem o botão do Zoom. Aproxime-se para ver o mundo de um ponto de vista. Aprenda sobre insetos muito pequenos, o mundo em nanoescala e esculturas tão pequenas que são de tirar o fôlego.

Confira nossa playlist de TED Talks sobre o mundo das pequenas coisas (legendas disponíveis em português).

  • Deborah Gordon: O que as formigas nos ensinam a respeito do cérebro, do câncer e da Internet

A ecologista Deborah Gordon estuda as formigas onde quer que as possa encontrar: no deserto, nos trópicos, em sua própria cozinha… Nesta palestra fascinante, ela explica sua obsessão por insetos que a maioria de nós enxotaria sem hesitar. Ela argumenta que a vida das formigas fornece um modelo útil para aprendermos sobre muitas outras questões, incluindo doenças, tecnologia e o cérebro humano.


  • Willard Wigan: Surpreenda-se com a micro-escultura

Willard Wigan conta a história de como uma infância difícil e solitária o levou a descobrir sua habilidade única – criar uma arte tão pequena que não pode ser vista a olho nu. Sua apresentação de slides, que só podem ser vistos através de um microscópio, só pode ser descrita como impressionante.

  • Bonnie Bassler explica como as bactérias se comunicam

Bonnie Bassler descobriu como as bactérias “falam” entre si, usando uma linguagem química que lhes permite coordenar suas defesas e armar ataques. Este achado tem implicações importantes para a medicina, indústria e para o entendimento de nós mesmos.


  • Paula Hammond: Uma nova superarma na luta contra o câncer

O câncer é uma doença muito inteligente e adaptável. Para derrotá-lo, diz a pesquisadora médica e educadora Paula Hammond, nós precisamos de um novo e poderoso modo de ataque. Com seus colegas no MIT, Hammond construiu uma nanopartícula 100 vezes menor que a espessura de um fio de cabelo humano que pode tratar os cânceres mais agressivos e resistentes às drogas. Saiba mais sobre essa superarma molecular e junte-se à missão da Hammond para combater uma doença que afeta a todos nós.


  • Drew Berry: Animações da biologia invisível

Não temos meios de observar diretamente moléculas e o que elas fazem. Drew Berry quer mudar isso. No TEDxSydney ele mostra suas animações cientificamente precisas (e divertidas!) que ajudam pesquisadores a ver processos invisíveis dentro de nossas células.


  • Geraldine Hamilton: Body parts on a chip

É relativamente fácil imaginar um novo medicamento, uma cura melhor para algumas doenças. Porém, a parte difícil é testá-los, e isso pode atrasar novas curas promissoras por anos. Nesta palestra bem explicativa, Geraldine Hamilton mostra como seu laboratório cria órgãos e partes do corpo em chips, estruturas simples com todas as peças essenciais para testar novos medicamentos, até mesmo curas personalizadas para uma pessoa específica.
 

__

Gostou da playlist e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail