TED Talks: Como estimular seu espírito inovador?

A semana começou e você sente que precisa dar uma refrescada nas ideias? Estimule sua criatividade e seu espírito inovador com nossa seleção especial de TED Talks.

  • Vittorio Loreto: Precisa de uma ideia nova? Comece no limite do que é conhecido.

“De onde vêm as grandes ideias?” Começando com essa pergunta, Vittorio Loreto nos leva a uma viagem para explorar um possível esquema matemático que explique o nascimento do novo. Saiba mais sobre o “possível adjacente”, o cruzamento do que é real e do que é possível, e como estudar a matemática que o conduz poderia explicar como criamos novas ideias.


  • Simone Giertz: Por que você deveria fazer coisas inúteis

Nesta palestra alegre e sincera, com demonstrações de suas criações incrivelmente malucas, Simone Giertz compartilha seu ofício: fazer robôs inúteis. As invenções dela, projetadas para picar legumes, cortar cabelo, passar batom e muito mais, raramente (se alguma vez) são bem-sucedidas, e esse é o objetivo. “A verdadeira beleza de fazer coisas inúteis está no reconhecimento de que você nem sempre sabe qual é a melhor resposta”, diz Giertz. “Isso desliga aquela voz na sua cabeça que diz que você sabe exatamente como o mundo funciona. Talvez um capacete com escova de dentes não seja a resposta, mas pelo menos você está fazendo a pergunta.”


  • Manoush Zomorodi: Como o tédio pode nos levar às ideias mais brilhantes

Às vezes acontece de você ter as ideias mais criativas enquanto está guardando a roupa passada, lavando pratos ou não fazendo nada em especial? É porque, quando seu corpo está no piloto automático, seu cérebro fica ocupado formando novas conexões neurais que conectam ideias e resolve problemas. Aprenda a amar o tédio com a explicação de Manoush Zomorodi sobre a conexão entre divagação e criatividade.


  • Navi Radjou: Resolvendo problemas de maneira criativa diante de limites extremos

Navi Radjou passou anos estudando o “Jugaad,” também conhecido como inovação frugal. Iniciada por empreendedores em mercados emergentes que descobriram como obter resultados espetaculares com recursos limitados, esta prática agora é global. Temperando sua fala com uma série de exemplos da engenhosidade humana em funcionamento, Radjou também compartilha três princípios pelos quais podemos fazer mais com menos.


  • Tanya Menon: O segredo para as grandes oportunidades? A pessoa que você ainda não conheceu

Muitas vezes nos encontramos presos em círculos sociais estreitos com pessoas parecidas. Quais hábitos nos limitam e como podemos pôr fim a eles? A psicóloga organizacional Tanya Menon considera como podemos ter mais intenção de ampliar nossos universos sociais e como isso pode levar a novas ideias e oportunidades.


  • Steven Johnson: De onde vêm as boas ideias

As pessoas geralmente creditam suas ideias a momentos de inspiração individual. Mas Steven Johnson mostra como a história conta uma versão diferente. Sua fascinante excursão nos leva das “redes líquidas” dos cafés de Londres ao longo e vagaroso palpite de Charles Darwin para as atuais e velocíssimas conexões de comunicação.

__

Créditos: Imagem Destaque – Zamurovic Photography / Shutterstock

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail