TED + África: Educação, arquitetura, empoderamento e mais

No #InovaSocialIndica de hoje, conheça histórias inspiradoras que vão além do empoderamento, falando também sobre empreendedorismo e até arquitetura. Ao dar play em nossa playlist de TEDs da semana, você vai olhar para a África por outra perspectiva. Você vai conhecer o inventor do DryBath, vai se emocionar com a trajetória de Kakenya Ntaiya até a faculdade, vai entender como as redes sociais deram voz aos jovens africanos e muito mais.

Confira nossa playlist com os TED Talks mais populares sobre a África (legendas disponíveis em português):

  • Ludwick Marishane: Um banho sem água

Se você tivesse que andar 1,5 km para conseguir um pote de água todos os dias, como milhões de pessoas o fazem, dificilmente você usaria essa água preciosa para tomar um banho. O jovem empreendedor Ludwick Marishane conta a impressionante história de como ele inventou uma solução barata, limpa e conveniente: DryBath, a primeira loção substituta de banhos do mundo.


  • Kakenya Ntaiya: Uma menina que exigiu a escola

Kakenya Ntaiya fez um acordo com seu pai: Ela se submeteria ao tradicional rito de passagem Maassai, a circuncisão feminina, se ele a deixasse frequentar o ensino médio. Ntaiya conta sua corajosa história até chegar à faculdade, e seu trabalho junto aos mais velhos de sua vila, para construir uma escola para meninas na comunidade. É a jornada educacional de alguém que mudou o destino de 125 jovens mulheres.


  • Achenyo Idachaba: Como transformei uma planta nociva em um negócio próspero

O aguapé pode parecer inofensivo, e até ser uma planta bonita, mas, na verdade, é uma erva daninha aquática que entope as hidrovias, impedindo o comércio, interrompendo as aulas na escola e atrapalhando a vida cotidiana. , uma empreendedora “verde”, viu nesse flagelo uma oportunidade. Acompanhe sua jornada na transformação de ervas daninhas em tramas maravilhosas.


  • Michael Murphy: Arquitetura construída para curar

A arquitetura é mais do que um arranjo inteligente de tijolos. Nesta palestra eloquente, Michael Murphy mostra como ele e sua equipe olham muito além da planta quando estão projetando. Considerando fatores como circulação do ar até iluminação, a abordagem deles é holística, e produz comunhão, bem como (belos) edifícios. Ele nos leva a uma excursão de projetos em países como Ruanda e Haiti, e revela um plano ambicioso e comovente para o Memorial à Paz e Justiça, que, ele espera, irá curar corações no Sul dos Estados Unidos.


  • Siyanda Mohutsiwa: Como jovens africanos encontraram uma voz no Twitter.

O que uma jovem com uma ideia, uma conexão à internet e um pouco de criatividade pode conseguir? Isso era tudo que Siyanda Mohutsiwa precisava para reunir jovens vozes africanas de uma nova forma. Escute como Siyanda e outros jovens através do continente estão utilizando as mídias sociais para superar barreiras e circunstâncias, para ter acesso a algo que há muito tempo eles lutavam para ter: uma voz.

__

Gostou da playlist e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail