TEDs sobre mudança climática aos quais você precisa assistir

As mudanças climáticas estão alterando profundamente a forma como vivemos, onde moramos e os alimentos que comemos. Temos muito a aprender sobre a mudança climática, mas uma coisa é clara: ela é real. E não é exagero dizer que esse problema está ameaçando alguns dos nossos direitos humanos mais básicos.

A principal questão agora é: como podemos resolver esse problema? Para entender melhor sobre o assunto e começar a pensar em uma resposta para essa pergunta, confira nossa seleção de TEDs sobre mudança climática:

  • Mary Robinson: Por que as mudanças climáticas são uma ameaça aos direitos humanos

As mudanças climáticas são injustas. Enquanto os países ricos conseguem lutar contra o aumento do nível dos oceanos e a morte das terras agriculturáveis, pessoas pobres do mundo todo já têm sua vida de pernas para o ar – e seus direitos humanos ameaçados – por tempestades mortais, pela fome e pela perda de suas terras. Mary Robinson nos conclama a nos unirmos ao movimento pela justiça climática no mundo.


  • Marla Spivak: Por que as abelhas estão desaparecendo

As abelhas do mel prosperaram durante 50 milhões de anos. Cada colônia com 40 a 50 mil indivíduos, coordenados em uma incrível harmonia. Então, por que, sete anos atrás, as colônias começaram a morrer em massa? Marla Spivak revela quatro razões que estão levando a consequências trágicas. Isso é um problema, não apenas porque as abelhas polinizam um terço das plantações do mundo. Estaria essa incrível espécie segurando um espelho para nos proteger?


  • Simon Anholt: Que país faz mais bem ao mundo?

É um efeito colateral inesperado da globalização: problemas que no passado teriam sido locais, por exemplo, um banco que emprestou dinheiro demais, agora tem consequências a nível mundial. Mas, ainda assim, os países operam de forma independente, como se estivessem sozinhos no planeta. O Consultor de Políticas Simon Anholt imaginou uma escala incomum para incentivar governos a pensarem no exterior: O Índice do Bom País (The Good Country Index). Em uma palestra fascinante e engraçada, ele responde à pergunta: “Qual país faz o maior bem?” A resposta pode surpreendê-lo (especialmente se você mora nos EUA ou na China).


  • Camile Seaman: Fotos assustadoras de gelo polar

Fotógrafa Camile Seaman tira fotos de icebergs, mostrando ao mundo a complexa beleza desses compactos e antigos pedaços de gelo. Mergulhem na sua sequência de fotos “O último Iceberg”.


  • Al Gore: Nova reflexão sobre a crise climática

Nesta apresentação de slides inteiramente nova (apresentada pela primeira vez no TED.com), Al Gore apresenta evidências de que o ritmo da mudança climática pode ser até pior do que os cientistas prognosticaram recentemente, e nos desafia a agir.


  • Donald Sadoway: A ligação que falta para a energia renovável

Qual a chave para se usar energia alternativa, como o sol e o vento? Armazenamento – para que possamos ter força mesmo quando não está sol ou o vento não está soprando. Nesta palestra acessível e inspiradora, Donald Sadoway usa um quadro-negro para nos mostrar o futuro das grandes baterias que armazenam energia renovável. Como ele diz: “Precisamos pensar sobre o problema de outra forma. Precisamos pensar grande. Precisamos pensar barato.”


  • James Hansen: Por que preciso falar sobre mudanças climáticas

Importante cientista climático James Hansen conta a história de seu envolvimento com a ciência e o debate sobre a mudança climática global. Dessa forma ele nos mostra as incontestáveis evidências que a mudança está acontecendo e por que isto o deixa profundamente preocupado com o futuro.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Créditos: Imagem destaque – Por Mr.Whiskey

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail