Como as séries estão retratando os romances modernos

Hoje, a TV a cabo e os serviços de streaming estão apostando em um gênero muito específico em muitas de suas produções: comédias dramáticas com foco em relacionamentos românticos. É, basicamente, o que vimos por muitos anos nas comédias românticas, a diferença é que esse conceito foi atualizado, se aproximando mais da vida real. Os personagens dessas histórias enfrentam situações realistas e emoções complexas que todo ser humano vive e pode se identificar.

Nós reunimos alguns dos shows mais engraçados e inteligentes, que retratam e exploram qual é o significado do amor nos dias de hoje.

  • Love (Netflix): Sobre estar em um relacionamento com alguém extremamente diferente de você

A história criada por Judd Apatow mostra o começo do relacionamento de duas pessoas com personalidades radicalmente diferentes.

love-netflix-romances-modernos-series-inovasocial

Mickey, uma jovem adulta autodestrutiva e emocionalmente dependente, conhece Gus, um nerd que acabou de terminar um relacionamento longo. A única coisa que eles têm em comum é o fato de serem péssimos com relacionamentos amorosos.

É o tipo de relacionamento que parece não ter nada para dar certo, mas funciona de alguma forma. Enquanto Gus é todo trabalhado na franqueza e inocência, Mickey o estimula a simplesmente se deixar ir e sentir. O que torna essa série tão parecida com o mundo real é que o relacionamento de Mickey e Gus está muito longe de ser perfeito, parece que cada mensagem de texto mal interpretada os coloca à beira do desastre. E quem é que nunca passou por isso?


  • Insecure (HBO): Quando você está em um relacionamento mas ainda está um pouco perdido

Se nós estamos nadando em um oceano de histórias envolvendo questões de relacionamentos de uma perspectiva heterossexual e branca, Issa Rae nos deu algo que é um respiro em meio à falta de diversidade dos personagens principais de comédias dramáticas.

insecure-issa-rae-romances-modernos-series-inovasocial

Criada pela atriz/roteirista/produtora/diretora de 33 anos, Insecure conta a vida de duas amigas negras, especialmente a de Issa. O alter ego de Rae na ficção é uma jovem mulher sem autoconfiança e cheia de medos a respeito de sua vida profissional e seus sonhos.

Ao ver que seu relacionamento de anos se encontra em uma crise, ela se depara com dúvida: Tentar resolver a questão ou se entregar aos desejos que a vida de solteira pode lhe proporcionar?

Qualquer pessoa que já esteve em um relacionamento deve ter passado por momentos parecidos. Insecure não dá a resposta para essa e muitas outras questões, mas Issa sabe retratar essas relações humanas de uma forma cativante demais, o que torna a série algo muito difícil de largar sem assistir a todos seus episódios de uma vez.


  • Master of None (Netflix): Para aqueles que simplesmente não conseguem se decidir

Aziz Ansari é fascinado por relacionamentos amorosos. Ele falou um pouco sobre o tema em seu livro, Romance Moderno (publicado no Brasil pela Companhia das Letras), em suas apresentações de stand-up e em Master of None. Na série, ele interpreta Dev, um ator que adora viver experiências gastronômicas, e que está buscando o amor de sua vida.

master-of-none-aziz-ansari-romances-modernos-series-inovasocial

Como já é de se esperar, nos dias de hoje, ele está extremamente insatisfeito, navegando nos mares do amor moderno no Tinder, enquanto o que ele quer de verdade é viver uma vida boa e tranquila. Master of None analisa de forma delicada e cuidadosa tudo o que mudou (ou não) na forma como lidamos com o amor.

Nós podemos ver nessa série esse sentimento que todos nós temos de que, graças aos aplicativos de relacionamento, você sempre poderia encontrar algo melhor e melhor e melhor. O pânico de se comprometer com qualquer coisa que vá além de apenas ter um bom momento. A inabilidade de tomar decisões. E, no final, o constante medo do fracasso.

Mas, como a série mostra, falhar no amor é a mesma coisa que falhar em qualquer outro aspecto de sua vida pessoal: o dia seguinte sempre vem acompanhado de uma segunda chance.


Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail