Como parar de se sentir frustrado com seu desempenho após um dia de trabalho

Ao final do seu dia de trabalho, você tem o costume de entrar no seu carro ou pegar um transporte público e percorrer mentalmente a lista de coisas que você fez? Ter uma sensação de realização é uma parte importante do nosso senso de valor próprio. Mas se culpar por achar que poderia ter feito mais é uma atitude que pode diminuir sua confiança e autoestima, fazendo com que você se sinta mais esgotado do que realmente realizado ao final do dia.

Talvez você pudesse ter usado as horas do seu dia de forma mais eficaz e riscado mais itens de sua lista de tarefas, mas você talvez você tenha realizado mais do que pensa. Estas são algumas atitudes que você pode tomar para terminar seu dia de trabalho realmente satisfeito com seu desempenho.

Quebre seus objetivos em outros objetivos menores

Se seus objetivos forem muito grandes para serem cumpridos em um dia, a possibilidade de que você se sinta frustrado o final do dia, pois simplesmente não há como conseguir que uma tarefa muito grande seja riscada da sua lista de forma tão rápida – principalmente quando há outros objetivos em sua lista. Estabelecer metas primárias e secundárias fará com que você se sinta mais confiante e no caminho certo, pois será mais fácil de perceber e acompanhar seu progresso.

Registre tudo o que fizer

Também podemos nos sentir frustrados com nosso desempenho porque simplesmente muitas vezes não conseguimos nos lembrar de tudo o que fizemos. Anote as tarefas que você completou durante o dia e é muito provável que sua surpresa ao final do dia de trabalho.

Peça um feedback

Um feedback é a melhor maneira de entender se você está progredindo em direção a uma meta. Você pode pedir um feedback de seu chefe, de seus colegas de trabalho ou de clientes. Muitas vezes, achamos que não estamos progredindo o bastante porque não conseguimos parar para analisar a situação de cima, mas muitas vezes as pessoas ao nosso redor têm uma percepção diferente. Perguntar aos outros como eles acham que você está se sando pode ser uma ótima forma de ter uma visão realista sobre seu progresso.

Seja gentil consigo mesmo e repense seus objetivos se for preciso

Caso você esteja se sentindo sobrecarregado e sempre se pegue com uma grande quantidade de tarefas pendentes em lista de tarefas ao final do dia, talvez seja hora de pensar melhor e distribuir esses objetivos para serem completados em um período maior ou repensar os objetivos como um todo. E sempre considere que imprevistos acontecem, você pode ficar doente e ter que se ausentar de suas atividades por alguns dias ou diminuir o ritmo.

Geralmente, planejamos nossas tarefas de forma abstrata, considerando um mundo perfeito, mas não as executamos no mundo perfeito. Seja mais gentil consigo e você vai perceber que seus cronograma pode e deve ser mais flexível do que você imaginava.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail