Por que precisamos de abelhas?

As abelhas são os pequenos trabalhadores da natureza. Tire alguns minutos de seu dia para assistir a essas TED Talks que explicam por que elas são cruciais para a Terra e precisam ser preservadas.

  • Noah Wilson-Rich: Como você pode ajudar a salvar as abelhas, uma colmeia de cada vez

As abelhas estão morrendo em número recorde, mas o ecologista Noah Wilson-Rich está interessado em outra coisa: onde estão as abelhas saudáveis e prósperas? Para descobrir, ele recrutou cientistas cidadãos nos EUA para instalar colmeias em seus quintais, jardins e telhados. Saiba como essas pequenas fábricas de dados estão mudando o que sabemos sobre os habitats que as abelhas precisam para prosperar e manter nossos sistemas alimentares futuros estáveis.


  • Marla Spivak: Por que as abelhas estão desaparecendo

As abelhas do mel prosperaram durante 50 milhões de anos. Cada colônia com 40 a 50 mil indivíduos, coordenados em uma incrível harmonia. Então, por que, sete anos atrás, as colônias começaram a morrer em massa? Marla Spivak revela quatro razões que estão levando a consequências trágicas. Isso é um problema, não apenas porque as abelhas polinizam um terço das plantações do mundo. Estaria essa incrível espécie segurando um espelho para nos proteger?


  • Louie Schwartzbeg: A beleza oculta da polinização

Polinização: é vital para a vida na Terra, mas quase nunca vista pelo olho humano. O cineasta Louie Schwartzberg nos mostra o intricado mundo do pólen e polinizadores com maravilhosas imagens em alta velocidade do seu filme “Wings of Life” [Asas da Vida], inspirado pelo desaparecimento de uma das principais polinizadoras da natureza, a abelha.


  • Anand Varma: Os primeiros 21 dias da vida de uma abelha

Ouvimos falar que as abelhas estão desaparecendo, mas o que está tornando colônias de abelhas tão vulneráveis? O fotógrafo Anand Varma criou abelhas em seu quintal, diante de uma câmera, para vê-las de camarote. Esse projeto, realizado para a National Geographic, proporciona a vista lírica de como é uma colmeia por dentro e revela uma das maiores ameaças à sua saúde: um ácaro que ataca filhotes de abelha em seus primeiros 21 dias de vida. Com essas imagens incríveis, com música de Magik*Magik Orchestra, Varma mostra o problema e o que tem sido feito para resolvê-lo.

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail