Um novo Museu Nacional: Bloco a Bloco

No último dia 2 de setembro de 2018, o Brasil e o mundo assistiram atônitos às imagens do incêndio que consumiu o prédio e praticamente todo o acervo do Museu Nacional, maior museu de história natural do Brasil. Como reconstruir a instituição de 200 anos? Seria possível? Inspirados pelo desejo de reconstrução, os amigos Caio Gandolfi e Diego Ferrite, ambos publicitários, decidiram homenagear o Museu. Com o objetivo de imortalizar a instituição e tudo que ela representa e mobilizar a sociedade civil em prol da reconstrução, ambos tiveram a ideia de criar um LEGO especial do Museu para arrecadar fundos para a instituição.

“Começamos a pensar no tema da “reconstrução” do Museu, que nos pareceu urgente. Além das obras expostas no interior, o prédio também era icônico, um símbolo que não queríamos deixar morrer. E não tem como falar em construir coisas sem pensar em LEGO”, afirmam os criadores da ideia. A iniciativa foi inscrita na plataforma internacional LEGO IDEAS, onde as propostas mais originais de novos produtos passam por uma votação popular, que aponta o potencial de entrarem para o hall oficial da companhia. Caso o projeto LEGO Museu Nacional seja escolhido, será produzido pela LEGO.

museu-nacional-lego-inovasocial-01

Para que um projeto possa se tornar elegível para ser avaliado pela LEGO IDEAS, é necessário que alcance 10 mil likes. Depois disso, vai para avaliação de um conselho que determina se o brinquedo será lançado. No momento, o projeto LEGO Museu Nacional já mobilizou mais de 8 mil pessoas. Se o LEGO do Museu Nacional chegar ao mercado, os idealizadores pretendem destinar o valor arrecadado em royalties para a reconstrução da instituição.

Como votar – A votação acontece diretamente no site LEGO IDEAS. Ao acessar este link, o usuário é direcionado para a página do projeto na plataforma criativa da LEGO (em inglês). Nela é possível ver algumas imagens e apoiar a ideia. Para isso, deve-se clicar no botão azul que se encontra do lado direito da tela, onde se lê SUPPORT (ou “apoie” em inglês). Em seguida, surge uma tela em que se lê uma solicitação de cadastramento, já que para votar é necessário estar logado. Após a criação e confirmação do perfil, a votação está liberada.

museu-nacional-lego-inovasocial-02

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail