TOP 10: As melhores cidades do mundo para bicicletas

Ao redor do mundo, cada vez mais cidades estão percebendo que construir uma melhor infraestrutura para bicicletas é algo muito importante. Em ruas movimentadas, na hora do rush, os carros dividem espaços com as bikes e o mercado de aluguel de bikes (e, mais recentemente, patinetes) cresce a cada dia. As bicicletas podem ajudar as cidades a combaterem tanto a poluição local quanto a mudança climática, além de impulsionar os negócios locais e fazer com que as pessoas vivam mais saudáveis e felizes. Um estudo realizado por pesquisadores da Nova Zelândia descobriu que, para cada dólar investido em ciclovias, as cidades poderiam economizar US$ 24 nos custos de saúde, poluição e trânsito. Ainda assim, algumas cidades estão mais avançadas nesse quesito do que outras. A Copenhagenize Design Company, uma empresa dinamarquesa que trabalha com cidades para melhorar a cultura das bicicletas, classificou as melhores cidades do mundo em termos de bikeability. Confira:

melhores-cidades-do-mundo-para-bicicletas-inovacao-social-inovasocial-copenhagen

1. Copenhagen (Dinamarca)

62% dos moradores de Copenhagen pedalam até o trabalho ou até a escola/faculdade. A cidade tem um longo histórico de uso de bikes, mas não parou de investir em novas infraestruturas, que vão de pontes a novas ciclovias.

 

 

melhores-cidades-do-mundo-para-bicicletas-inovacao-social-inovasocial-amesterdam

2. Amsterdam (Holanda)

Em 2025, Amsterdam vai retirar mais de 11 mil vagas de estacionamento do centro da cidade e substituí-las por calçadas, árvores e estacionamentos de bicicletas. A cidade também está criando ciclovias mais amplas para acomodar os ciclistas na hora do rush e redesenhando os cruzamentos para proteger melhor os ciclistas.

 

melhores-cidades-do-mundo-para-bicicletas-inovacao-social-inovasocial-utrecht

3. Utrecht (Holanda)

Esta cidade holandesa já é um ótimo lugar para bicicletas, mas a cidade planeja dobrar o número de ciclistas até 2030. As bikes elétricas têm faixas exclusivas, sinais de trânsito inteligentes minimizam o tempo de espera dos ciclistas e a área ao redor da estação central da cidade terá, em breve, 3.000 vagas para bicicletas.

 

melhores-cidades-do-mundo-para-bicicletas-inovacao-social-inovasocial-antwerp

4. Antwerp (Bélgica)

Cerca de um terço das viagens nesta cidade belga são feitas de bicicleta! A cidade está planejando uma nova ponte para pedestres e bikes, expandindo as rodovias regionais de ciclovias e baixando os limites de velocidade para menos de 30 km/h em quase todas as ruas.

 

 

melhores-cidades-do-mundo-para-bicicletas-inovacao-social-inovasocial-estrasburgo

5. Estrasburgo (França)

Conhecida como a cidade com maior mobilidade da França, a cidade de Estrasburgo tem uma nova estratégia de ciclismo que adicionará novas ciclovias aos subúrbios, incentivando os novos ciclistas.

 

 

 

melhores-cidades-do-mundo-para-bicicletas-inovacao-social-inovasocial-bordeaux

6. Bordeaux (França)

Esta cidade francesa recentemente proibiu a circulação de carros em uma importante via, aumentando o tráfego de bicicletas no local. O centro da cidade tem vagas de estacionamento para bicicletas e a cidade oferece aos seus próprios funcionários bikes elétricas para uso.

 

 

melhores-cidades-do-mundo-para-bicicletas-inovacao-social-inovasocial-oslo

7. Oslo (Noruega)

No início deste ano, Oslo removeu mais de 700 vagas de estacionamento de carros e as substituiu por áreas com ciclovias em parques. E esse foi um grande passo tomado em direção a uma visão de uma área central livre de carros. Além disso, o sistema de bicicletas compartilhadas da cidade oferece agora bicicletas de carga e, no inverno, bicicletas desenvolvidas para andar na neve.

 

melhores-cidades-do-mundo-para-bicicletas-inovacao-social-inovasocial-paris

8. Paris (França)

O número de usuários de bikes em Paris ainda é relativamente baixo em comparação com cidades como Amsterdam ou Copenhagen. Mas a cidade está construindo novas ciclovias protegidas – inclusive na Champs-Elysées – e incentivando a redução do uso do carro.

 

 

melhores-cidades-do-mundo-para-bicicletas-inovacao-social-inovasocial-vienna

9. Vienna (Áustria)

Em Viena, é possível alugar bicicletas de carga gratuitamente. Outro projeto recente forneceu um incentivo financeiro a empresas locais para a compra de bicicletas de carga. A cidade também instalou 5.000 novos espaços de estacionamento para bikes nos últimos dois anos e publicou uma campanha publicitária criativa chamada #warumfährstDUnicht? ou #porqueVOCÊnãopedala?

 

melhores-cidades-do-mundo-para-bicicletas-inovacao-social-inovasocial-helsinki

10. Helsinki (Finlândia)

O programa local de bicicletas compartilhadas de Helsinque cresceu sete vezes nos últimos dois anos, e a cidade também possui uma extensa (e crescente) rede de 1.200km de infraestrutura para bicicletas. Além disso, a cidade também vem testando programas como um sistema de compartilhamento de bicicletas de carga entre vizinhos.

 


A lista da Copenhagenize Design Company possui mais 10 cidades. Clique aqui para conferir!


Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Créditos – Imagens: Shutterstock

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail