Conheça o Instituto Mamirauá e a Pousada Uacari, no Amazonas

Criado em 1999, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Desde o início, o Instituto Mamirauá dsenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões, no estado do Amazonas.

Os objetivos do Instituto Mamirauá incluem a aplicação da ação de ciência, tecnologia e inovação na adoção de estratégias e políticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade da Amazônia. Também abrangem a construção e a consolidação de modelos para o desenvolvimento econômico e social de pequenas comunidades ribeirinhas por meio do desenvolvimento de tecnologias socialmente e ambientalmente adequadas.

Pesquisa

pousada-uacari-uakari-lodge-instituto-mamiraua-amazonas-amazonia-inovacao-social-turismo-inovasocial-03

O Instituto Mamirauá possui acervos científicos e didáticos de mamíferos, répteis e peixes implementados, além de uma coleção de cultura material e outra de material arqueológico, que apresentam potencial para se transformar em acervo científico. Hoje os materiais do acervo se encontram em melhor estado de conservação e em processo de informatização para consultas e pesquisa on-line.

A Biblioteca Henry Walter Bates (HWB), localizada em Tefé (AM), no é a única biblioteca com conteúdo científico em um raio de mais de 500 quilômetros, com acesso livre ao público em geral. O município de Tefé conta atualmente com mais de 61 mil habitantes e, como muitas cidades do interior do Brasil, é carente de bibliotecas e instituições educacionais, daí a importância da Biblioteca HWB, não somente para os pesquisadores institucionais como também para as populações locais da região.

pousada-uacari-uakari-lodge-instituto-mamiraua-amazonas-amazonia-inovacao-social-turismo-inovasocial-02

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) tem por objetivo desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. O Instituto Mamirauá concorre, por meio de editais do CNPq, a cotas de bolsas de iniciação científica para alunos de graduação e ensino médio. Ao todo, mais de 300 alunos de Tefé e região já participaram deste programa.

Também há grupos de pesquisas, que foram criados em 2004, com o objetivo de reunir pesquisadores, estudantes e pessoal de apoio técnico, organizados em torno da execução de linhas de pesquisa. Especialistas também são admitidos de acordo com sua experiência e competência técnico-científica.

Para conhecer os grupos de pesquisa do Instituto Mamirauá, clique aqui.

Manejo e Desenvolvimento

pousada-uacari-uakari-lodge-instituto-mamiraua-amazonas-amazonia-inovacao-social-turismo-inovasocial-04

Para que o Instituto Mamirauá contribuísse com a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das populações locais das reservas, a estratégia utilizada foi o manejo participativo. Os usuários gerenciam os sistemas, estabelecendo normas de uso, restrições de acesso e ações de proteção. O manejo é implementado com assessoria técnica do Instituto Mamirauá, com base em resultados de pesquisas, inclusão do saber local, monitoramento das espécies alvo de manejo e respeitando a legislação ambiental.

Essas ações são executadas no âmbito da Diretoria de Manejo e Desenvolvimento, por meio dos programas de Manejo de Agroecossistemas, Gestão Comunitária, Manejo de Pesca, Manejo Florestal Comunitário, Qualidade de Vida e Turismo de Base Comunitária. Os programas começaram a ser implementados a partir de 1998, em comunidades amostrais, selecionadas com base na vocação da população pela atividade econômica e em critérios de acesso aos recursos a ser manejados.

Para saber mais, clique aqui.

Pousada Uacari

pousada-uacari-uakari-lodge-instituto-mamiraua-amazonas-amazonia-inovacao-social-turismo-inovasocial-01

Há 20 anos, o Instituto Mamirauá, por meio do Programa de Turismo de Base Comunitária (TBC), assessora comunidades locais para a prestação de serviços turísticos na Pousada Uacari. O foco central é trabalhar a autonomia das comunidades na gestão da atividade, gerando emprego e renda, fortalecendo a governança local e contribuindo para a conservação dos recursos naturais.

Flutuando tranquilamente sobre as águas, a pousada possui uma estrutura em moldes sustentáveis. A energia é de origem solar, a água da chuva é coletada e armazenada e os efluentes são tratados antes de retornarem ao rio. As telhas são ecológicas, feitas à base de plástico reciclado de garrafas pet.

A Pousada Uacari possui 3 certificados de excelência do TripAdvisor, já foi citada como um dos melhores hotéis na América do Sul pelo National Geographic e foi a única finalista brasileira do Prêmio Turismo para o Amanhã (Tourism for Tomorrow), um dos maiores prêmios do setor turístico, na categoria “Comunidade”.

Todos os programas turísticos da Pousada Uacari incluem atividades que variam de acordo com o período do ano escolhido para a visita e a duração da estadia. Os passeios são às 7h e às 15h30; visitas às comunidades, passeios de barco e a trilha interpretativa são realizados em grupos maiores e as demais trilhas são feitas em grupos de até 5 pessoas e passeios de canoa, em pares. Clique aqui para conhecer todos os programas (que vão de 3 a 7 noites) e acesse o site oficial da Pousada Uacari para receber mais informações e realizar sua reserva.

Em 2017, os YouTubers Danielle Noce e Paulo Cuenca conheceram a Reserva Mamirauá e registraram sua experiência uma série de 14 vídeos que mostra sua passagem pelo Amazonas. As imagens, que você confere abaixo, são de tirar o fôlego.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail