I Feel Pretty: E se toda mulher acordasse amando seu corpo como ele é?

O que aconteceria se toda mulher acordasse amando seu corpo e se sentindo confiante dentro dele?

I Feel Pretty (“Eu me sinto bonita”, em tradução livre) é o mais novo filme da comediante, diretora e produtora norte-americana Amy Schumer, que estreou no Brasil no final de junho, com o nome Sexy Por Acidente. Mas o que parece ser uma leve comédia para assistir num domingo à noite, na verdade está gerando diversas conversas sobre mulheres e autoconfiança ao redor do mundo. Após assistir ao trailer, confesso que fiquei com receio de que esse fosse mais um filme que reforça ideias negativas sobre o “peso” relacionado à autoestima, ou que a história mostrasse o estereótipo da mulher que coloca sua aparência acima de todos os aspectos de sua vida. Mas a verdade é que encontrei algo muito diferente.

O filme conta a história de Renee (interpretada pela própria Amy Schumer), uma mulher que está tão imersa em uma rotina cercada por sua baixa autoestima, que até se o simples ato de se olhar no espelho parece ser incômodo. Ela tem amigas, claro, mas sua falta de autoconfiança está a impedindo de evoluir em sua carreira e em sua vida amorosa. Até que, durante um aula de spinning, Renee cai de sua bike e bate a cabeça. Ao acordar, ela se vê em um corpo totalmente diferente, se sente linda como uma Kardashian, ao mesmo tempo em que todas as pessoas ao seu redor simplesmente não conseguem enxergar mudança alguma.

A personagem de Amy Schumer não passa por qualquer mudança visual durante o filme, tudo acontece em sua cabeça, mas sua autoconfiança é algo visível e difícil de ser ignorado, uma vez que ela atinge outros níveis: Renee veste o que quer, flerta com quem quer, se sente segura para se candidatar ao seu emprego dos sonhos e compartilha suas opiniões e ideias com o mundo à sua volta sem se deixar estremecer por mais que alguns segundos. Tudo porque ela se sente bonita, logo, merecedora de tudo isso.

i-feel-pretty-sexy-por-acidente-amy-schummer-inovasocial-01 i-feel-pretty-sexy-por-acidente-amy-schummer-inovasocial-02

E se você acordasse com todos os seus problemas de autoestima resolvidos?

Se você é mulher e já se sentiu inúmeras vezes como um peixe fora d’água, saiba que você não está sozinha.

Ser mulher é uma batalha constante pela autonomia e pelo direito de existir fora das expectativas estabelecidas para nós, em termos de aparência e atitude. E isso é algo retratado em I Feel Pretty não só pela personagem de Amy Schumer, mas por quase todas as mulheres. A verdade é que nenhuma de nós está a salvo: gorda ou magra, negra ou branca, alta ou baixa, dentro ou fora do padrão imposto pela sociedade. Autoestima não tem nada a ver com padrão, mas sim com a forma como pensamos – ou deixamos nos ensinarem a pensar. Como foi que chegamos aqui? Até onde vamos? Não é hora de parar e seguir por outro caminho?

i-feel-pretty-sexy-por-acidente-amy-schummer-inovasocial-03

O que você faria se acordasse dentro do corpo “perfeito”? Eu posso nunca saber sua resposta, mas aproveito para fazer fazer mais uma pergunta: o que te impede de fazer essas mesmas coisas dentro do corpo que você tem hoje? Para onde foi aquela garota confiante e destemida que morava dentro de você quando você tinha 12 anos? Ela está em algum lugar, adormecida, e não será a mudança de qualquer fator externo que a trará de volta: dez quilos a menos, dez a mais, um novo corte de cabelo, mais dez mil na conta… Nada disso. Essa garota destemida está ainda vive na mente de cada uma de nós e eu aposto que ela não vê a hora de ser colocada para fora mais uma vez.

Para dar o próximo passo em direção a essa mudança, minha primeira dica é: assista I Feel Pretty. Você vai rir, vai se emocionar e ainda vai ganhar uma dose extra de inspiração para se direcionar a uma nova jornada body positive.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail