David Letterman e a série “O Próximo Convidado Dispensa Apresentação”

Os fãs do estilo talk show (de qualidade) já podem comemorar, David Letterman está de volta! Talvez o nome não seja tão familiar para o público brasileiro, mas Letterman é uma lenda da televisão americana. Durante 35 anos, apresentou seu programa de entrevistas, o qual foi vencedor de 7 Emmy Awards, e influenciou muita gente (por lá, Jimmy Kimmel e Fallon, por aqui, Jô Soares e tantos outros tentaram). Depois de três anos da sua suposta demissão no canal CBS, com uma barba quase bíblica e humor afiado, Letterman volta aos holofotes com o show “My Next Guest Needs No Introduction” (“O Próximo Convidado Dispensa Apresentação” em português).

Ao contrário das três décadas e meia de televisão, Letterman agora não tem mais horário fixo. Seu novo show está disponível na Netflix para quem quiser e a hora que quiser assistir. Mas existe um porém, os episódios são mensais. Não importa, “O Próximo Convidado Dispensa Apresentação” tem um não imediatismo que merece. Não é um show para ser visto em “maratona”. Cada episódio é uma reflexão profunda e com temas dos mais variados. O primeiro, lançado nesta semana, tem o ex-presidente americano Barack Obama como estrela principal, em uma conversa extremamente franca e íntima, algo que só a influência do nome Letterman conseguiria fazer. A lista de convidados segue com George Clooney, Malala Yousafzai, Howard Stern, Jay-Z e Tina Fey.

Episódio #01: Barack Obama. Presidente, ativista, marido e filho

O mundo se acostumou com o Obama, presidente e miss simpatia, mas Letterman vai fundo e mostra o lado ativista do ex-presidente, seus problemas com o pai, o relacionamento com a esposa e as angústias de um pai de duas meninas. Entre uma piada e outra, Letterman mostra o talento que o colocou no panteão dos entrevistadores mundiais.

A condução da entrevista é tão primorosa, que a aura pesada de Trump se apresenta em determinados momentos, principalmente quando o assunto é democracia e redes sociais (falando sobre algoritmos e como eles fortalecem o preconceito), mas sem deixar que Obama escorregue da tradição – de um ex-presidente americano falar sobre seu sucessor. Letterman ainda conta sobre sua entrevista com o congressista John Lewis, figura central na luta pelos Direitos Civis e um dos “Seis Grandes” líderes da Marcha sobre Washington e da Marcha de Selma (também conhecido como Domingo Sangrento), intercalando o bate papo de Obama com Lewis.

Você pode até não gostar de política ou do posicionamento do ex-presidente Barack Obama, mas “O Próximo Convidado Dispensa Apresentação” é um show que merece ser visto e digerido com calma, mostrando que nem tudo no mundo do streaming é maratona.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail