Brené Brown e o poder da vulnerabilidade

Brené Brown transformou a vergonha, o medo e a vulnerabilidade em algo legal. Em 2010, a cientista social da Universidade de Houston, no Texas, foi convidada para apresentar um TED Talk, onde escolheu falar durante 20 minutos sobre “O Poder da Vulnerabilidade”. O resto é história.

Assistida mais de 38 milhões de vezes, a apresentação resultou em vários livros best-sellers, incluindo “A Coragem de Ser Imperfeito” (2012), “Mais Forte do Que Nunca” (2015) e, mais recentemente, “A Coragem para Liderar” (2018). Desde então, Brené conduziu workshops com grandes empresas do Vale do Silício, espalhando seu mantra de liderança e a chave para viver uma vida mais plena, no trabalho e fora dele. Agora, Brené tem um especial na Netflix, “The Call to Courage”, onde ela destila a essência de sua filosofia em 76 minutos.

Encantadora, vivaz e realista, Brené Brown é uma delícia de se assistir, embora alguns de seus argumentos possam parecer óbvios. Mas são as ideias mais simples que nos enganam com mais frequência. Com base em seus 20 anos de pesquisa, incluindo 400.000 dados, bem como curiosidades de sua vida, Brené argumenta que não podemos ser corajosos sem sermos vulneráveis.

“Não é o crítico que importa; nem aquele que aponta onde foi que o homem tropeçou ou como o autor das façanhas poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está por inteiro na arena da vida, cujo rosto está manchado de poeira, suor e sangue; que luta bravamente; que erra, que decepciona, porque não há esforço sem erros e decepções; mas que, na verdade, se empenha em seus feitos; que conhece o entusiasmo, as grandes paixões; que se entrega a uma causa digna; que, na melhor das hipóteses, conhece no final o triunfo da grande conquista e que, na pior, se fracassar, ao menos fracassa ousando grandemente”.

Esse é um trecho do discurso “Cidadania em uma República”(ou “O Homem na Arena”), proferido na Sorbonne, em Paris, por Theodore Roosevelt, ex-presidente dos EUA, e nela que Brené se inspira para desenvolver sua teses em seu estilo único, aplicando-a em cenários tão variados quanto lidar com trolls online, negociações no trabalho e questões relacionadas ao casamento e relacionamentos.

Para Brené, nenhum de nossos objetivos podem ser plenamente alcançados até que aceitamos quem realmente somos e abracemos nossas inseguranças e dúvidas.

Confira a apresentação “O Poder da Vulnerabilidade”, no TEDxHouston, abaixo e clique aqui para assistir ao especial “The Call to Courage” na Netflix.

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail