#BoringSelfCare: Um projeto sobre as complexidades reais de cuidar de si todos os dias

Autocuidado é um termo comum com o qual você provavelmente está familiarizado e parece bem simples, certo? Tirar um tempo para si, relaxar e desfrutar de sua própria companhia. Esse termo é geralmente é usado quando nos referimos a um banho relaxante, a leitura de um bom livro ou um passeio na natureza. Mas, para algumas pessoas, autocuidado significa algo diferente de apenas uma noite de “mimos”; significa simplesmente cuidar de si mesmo.

Hannah Daisy é terapeuta ocupacional e uma artista muito talentosa, que decidiu combinar essas duas competências para passar uma mensagem poderosa através de ilustrações postadas no Instagram com a hashtag #boringselfcare (o que pode ser traduzido como “auto-cuidado entediante”). Segundo Hannah, a ideia do projeto, que começou em 2017, é aumentar a conscientização sobre as complexidades de se cuidar de si todos os dias quando você tem um transtorno mental.

Ela percebeu que na maioria das vezes o autocuidado era retratado de forma muito “romântica”, o que muitas vezes é bonito de se ver e postar no Instagram, mas que não condiz com a realidade de muitas pessoas. Na profissão de Hannah, o autocuidado é discutido como algo que envolve uma gama muito maior de “ocupações” ou coisas que você tem que fazer todos os dias. Muitas vezes, uma tarefa simples para uma pessoa sem um transtorno mental pode ser algo muito mais desafiador (e talvez impossível) para alguém que lida diariamente com a própria depressão ou ansiedade.

Além jogar um holofote sobre as dificuldades que muitas pessoas com transtornos mentais podem enfrentar no dia a dia, Hannah também fala sobre formas de #boringselfcare que até mesmo pessoas sem esses transtornos podem vivenciar, como a necessidade de fazer exames de rotina, tomar medicamentos corretamente, falar sobre seus sentimentos e ir ao supermercado.

A série #boringselfcare foi criada para mudar a forma como as pessoas pensam sobre o autocuidado. Confira algumas das ilustrações abaixo e clique aqui para conhecer mais sobre o trabalho de Hannah Daisy.

boringselfcare-autocuidado-hannah-daisy-inovacao-social-inovasocial-07 boringselfcare-autocuidado-hannah-daisy-inovacao-social-inovasocial-06 boringselfcare-autocuidado-hannah-daisy-inovacao-social-inovasocial-05 boringselfcare-autocuidado-hannah-daisy-inovacao-social-inovasocial-04 boringselfcare-autocuidado-hannah-daisy-inovacao-social-inovasocial-03 boringselfcare-autocuidado-hannah-daisy-inovacao-social-inovasocial-02 boringselfcare-autocuidado-hannah-daisy-inovacao-social-inovasocial-01

__

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail