Abertura da 1ª Mostra GIFE de Inovação Social acontece hoje em São Paulo

Hoje, 09 de setembro, acontece a abertura da 1ª Mostra GIFE de Inovação Social, em São Paulo. A iniciativa pretende representar pluralidade do Investimento Social Privado (ISP) no Brasil, incluindo atores de perfis, portes, estratégias e focos de atuação variados, presentes em diversas regiões do país.

Dentro do universo do investimento social privado estão as ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias, comunidades ou indivíduos. Os elementos fundamentais que diferenciam essa prática das ações assistencialistas são a preocupação com planejamento, monitoramento e avaliação dos projetos; a estratégia voltada para resultados sustentáveis de impacto e transformação social; e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento da ação.

Desde maio, o GIFE vem trabalhando no mapeamento de soluções inovadoras em diferentes temas da agenda pública, o que contou com a contribuição de associados, parceiros, organizações fomentadoras do campo e atores da sociedade civil. A ideia da Mostra é iluminar contribuições geradas ou impulsionadas pelo universo do investimento social – spoiler: o InovaSocial foi um dos selecionados para integrar essa lista!

Após conhecer motivações e dados sobre o campo do investimento social privado e da filantropia no Brasil, o visitante será levado a contemplar quase 300 soluções desenvolvidas nas mais diversas partes do país. A contribuição do ISP e da filantropia para a inovação social se materializa em projetos, programas, metodologias, práticas e frentes de desenvolvimento orientada por duas dimensões: “Ampliando Capacidades de Ação Coletiva” – com iniciativas que se relacionam especialmente com o fortalecimento da ação pública, coletiva e cidadã da sociedade como um todo – e “Inovação na Agenda Pública” – com ações que se destacam especialmente por introduzir práticas e modos de enfrentar os diversos desafios que geram soluções novas e eficazes.

O evento também traz o esforço de conexão desse grande mapa de soluções aos desafios da agenda pública brasileira à agenda global. Um painel interativo relaciona as iniciativas a cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Mostra estará aberta para visitação a partir das 10h e, durante toda a semana, haverá uma programação de atividades colaborativas – abertas e gratuitas – que complementam a experiência da exposição, para compartilhar e impulsionar soluções inovadoras para os desafios coletivos do país.


Clique aqui para fazer sua inscrição e conferir a programação completa.


1ª Mostra GIFE de Inovação Social 

Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo)
Espaço Expositivo – Piso Flávio de Carvalho Lateral Vergueiro

Datas e horários:

10 a 17 de setembro de 2019
Terça a sexta, das 10h às 20h;  sábado, domingo e terça (17/09), das 10h às 18h

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail