Muito além do terror: A Maldição da Residência Hill é uma série que também fala sobre saúde mental

Se no último mês você deu pelo menos uma zapeada rápida em alguma rede social, como o Facebook ou o Twitter, provavelmente se deparou com algum comentário a respeito da mais nova série de terror da Netflix: A Maldição da Residência Hill. Apesar dessa ser uma série cheia de tensão e alguns bons sustos, ela também vem gerando uma discussão importante sobre um tema que vem se mostrado cada vez mais relevante em nossa sociedade: saúde mental – e fatores dentro desse guarda-chuva, como depressão, suicídio e vício em drogas.

Baseada no romance homônimo de Shirley Jackson, a série segue as vidas dos irmãos Crain, tanto nos dias de hoje, como adultos, quanto em flashbacks que mostram a parte de sua infância passada na supostamente assombrada Residência Hill. Conforme a história se desenrola, vemos que esta série não é apenas sobre os eventos assustadores que acontecem ao longo de suas vidas, mas também mostra a forma como os irmãos lidaram com questões como luto, trauma, angústia familiar e estresse pós traumático.

A Residência Hill é muito boa em distorcer a realidade. Qualquer força que esteja atuando sobre a propriedade convence seus ocupantes de que o mundo exterior é aterrorizador e que a morte é a única saída. E desta forma, é possível até dizer que os horrores que se escondem na Residência Hill podem ser vistos como uma metáfora para transtornos mentais.

Enquanto um dos irmãos Crain transformou os acontecimentos de sua infância em um livro e se tornou um autor best-seller e outro encontrou uma vida de vício em drogas ao tentar silenciar seus traumas – ilustrando como o mesmo acontecimento pode afetar de forma diferente a vida de cada pessoa –, a série também mostra uma compreensão completa do vício, com repercussões honestas e reais de como o vício não afeta apenas a pessoa que está no centro da situação, mas também sua família.

residencia-hill-luto-depressao-vicio-episodio-6-inovasocial-02-min (1)

Mesmo que você não seja lá muito fã de terror, A Maldição da Residência Hill vai ser uma série impossível de largar. Você vai querer saber o fim da história, entender o aconteceu e o que abalou tanto aquela família. E o roteiro, a direção e as atuações impecáveis fazem um belo trabalho para te deixar grudado no sofá, capítulo após capítulo – deixo aqui uma menção honrosa ao Episódio 6, que foi gravado em apenas 5 longas tomadas, com planos sequência de cair o queixo, mostrando uma sincronia e genialidade incrível de toda equipe envolvida na produção da série.

Todos os episódios de A Maldição da Residência Hill estão disponível na Netflix e você pode conferir o trailer aqui:

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br.

Deixe uma resposta

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail