Lições especiais sobre generosidade

No mundo todo, dezembro é o mês em que é celebrado o Dia Internacional da Solidariedade Humana, mais especificamente no dia 20. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2005 e tem como objetivo destacar a importância da ação coletiva para superar os problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, para construir um mundo melhor e mais seguro para todos.

Esse é um tema que pode despertar uma série de perguntas, como: “Por que algumas pessoas são mais altruístas que outras?” ou “Existe uma forma correta de fazer doações?” Hoje, em nossa seleção especial de TED Talks, talvez você descubra a respostas para essas perguntas, além de conferir discussões importantes sobre o tema e conhecer histórias inspiradoras.

Bill e Melinda Gates: Por que doar nossa fortuna
foi a coisa mais gratificante que já fizemos

Em 1993, Bill e Melinda Gates, ainda noivos, passeavam em uma praia em Zanzibar, tomaram uma decisão ousada de como fazer com que a sua fortuna que veio da Microsoft voltasse para a sociedade. Em uma conversa com Chris Anderson, o casal fala sobre seu trabalho na Fundação Bill & Melinda Gates, bem como sobre o seu casamento, seus filhos, seus fracassos e a satisfação de doar a maior parte de sua fortuna.


Abigail Marsh: Por que algumas pessoas
são mais altruístas que outras?

Por que algumas pessoas agem de maneira altruísta, ajudando outros, mesmo em risco ao seu próprio bem-estar? A pesquisadora de psicologia Abigail Marsh estuda a motivação das pessoas que realizam atos altruístas, como a doação de um rim a um desconhecido. Será que seus cérebros são diferentes?


Dan Pallotta: A maneira como pensamos em
caridade está totalmente errada

Ativista e Captador de Recursos, Dan Pallotta chama a atenção para os princípios contraditórios que baseiam nossa relação com as instituições de caridade. Muitas organizações filantrópicas, ele diz, são beneficiadas por gastarem tão pouco – não pelo que fazem. Em vez de igualar frugalidade com a moralidade, ele nos pede para que comecemos a compensar as instituições pelos seus objetivos grandes e grandes conquistas (mesmo que isso venha com grandes gastos). Nessa palestra corajosa, ele diz: Vamos mudar a maneira que pensamos em mudar o mundo.


Joy Sun: Será que você deveria
doar de forma diferente?

A tecnologia nos permite doar dinheiro diretamente às pessoas mais pobres do planeta. Devemos fazer isso? Nesta palestra instigante, Joy Sun, veterana em assistência humanitária, aborda duas formas de ajudar os pobres.


Mark Bezos: Uma lição de vida de
um bombeiro voluntário

O bombeiro voluntário Mark Bezos conta a história de um ato de heroísmo que não aconteceu como esperado, mas que lhe ensinou uma grande lição: Não espere para ser um herói.

__

Créditos: Imagem Destaque – Purino/Shutterstock

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail