Piipee: Empreendedores brasileiros criam sistema que economiza água do vaso sanitário

Não faz nem um ano que conheci a Ariane Pelicioli e o Ezequiel Vedana. Em um pequeno estande na Campus Party 2016, o casal (entre tantos outros empreendedores daquele evento) apresentava sua ideia para quem tivesse interesse. Vindos de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, o casal desembarcara na capital paulista para apresentar um produto que prometia dispensar o uso de água para eliminar a urina. Ela, bacharel em Psicologia. Ele, formado em Comércio Internacional, ambos pela Universidade de Caxias do Sul. Uma dupla um tanto inusitada, já que o produto era um aditivo químico biodegradável.

Ainda na época, Ezequiel me explicou: “É que sou meio professor Pardal, misturei vários produtos de supermercado e só depois contratamos um engenheiro químico para produzir a fórmula final do Piipee”. Atualmente o Piipee é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e adotado por diversas empresas.

Afinal, o que é o Piipee?

Aplicado por meio de um dispositivo próprio, que fica instalado no vaso sanitário, o produto trabalha nas características físico-químicas da urina, removendo o odor, alterando a coloração, odor e higienizando o banheiro, sem utilizar água. Segundo a empresa, o Piipee é capaz de economizar até R$ 0,10 por acionamento de descarga. Pode parecer pouco, mas somando no mês, isso pode representar 25% do consumo de água em uma residência ou até 70% em escritórios (cada acionamento do Piipee consome 1ml do produto e a empresa comercializa refil com 500ml ou 1 litro do produto). “Todos os dias, no Brasil, são consumidos mais de 8 bilhões de litros de água somente em descargas, e 80% deste consumo é apenas para eliminar urina”, afirma Ezequiel.

Biodegradável e eco-friendly, o produto tem chamado muita atenção. Ainda em 2015, o produto foi apresentado durante a Conferência do Clima (COP21), em Paris, e no começo de dezembro de 2016, a empresa foi finalista da etapa Brasil do The Venture, o maior campeonato de empreendedorismo social do planeta. Muito mais que uma vontade de impactar o meio ambiente, o Piipee é uma história de perseverança. De um casal de empreendedores brasileiros que apostaram em um negócio de impacto e tem alcançado destaque internacional, ajudando a economizar a água do nosso planeta.

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail