guiaderodas: O aplicativo brasileiro com foco social premiado pela ONU

O guiaderodas é uma plataforma colaborativa criada para avaliar a acessibilidade de estabelecimentos no mundo todo. Mas além disso, Bruno Mahfuz (fundador do projeto) tem o objetivo de, com seu projeto, quebrar a ideia de que acessibilidade é um assunto de alguns. Acessibilidade é um assunto de todos. Não só pela questão de empatia, mas também é importante lembrar que todos nós vamos envelhecer, podemos nos tornar deficientes fisicos, gestantes precisam de instalações acessíveis e qualquer pessoa temporariamente pode precisar delas.

Bruno defende a ideia de que quando uma ideia é boa, ela é boa para todos. Quando você melhora a vida de uma pessoa com deficiência, você melhora a sociedade de modo geral; por isso, a comunicação do projeto também fala com pessoas que não são deficientes físicos, pois é importante que todos estejam engajados à causa.

O guiaderodas trabalha com mais dois pilares de conscientização, além da comunicação. O segundo é o engajamento, que acontece através do uso do app, que qualquer pessoa pode baixar e avaliar locais. A avaliação e rápida, dura cerca de 30 segundos e, por meio desse sistema, a plataforma já conta com mais de 15 mil estabelecimentos avaliados, em 60 cidades e 30 países.

“Muitos, um dia, precisarão de instalações acessíveis, seja por um evento provisório ou por uma condição permanente,” diz Bruno Mahfuz.

No terceiro pilar, existe a Qualificação guiaderodas, um padrão para reconhecer estabelecimentos que têm um cuidado extra com a acessibilidade. Nesse processo, que também é de onde vem a monetização do projeto, é feita uma consultoria, onde é utilizada uma metodologia própria, que alia o conhecimento técnico de arquitetos especialistas em acessibilidade à vivência de pessoas com dificuldade de locomoção. Tudo pensando em um conceito equilibrado de acessibilidade, criando espaços harmônicos: onde pessoas com deficiência e pessoas que andam podem transitar livremente, com liberdade e autonomia. Na Qualificação guiaderodas, não há apenas a avaliação da arquitetura, mas também avalia-se o atendimento desses estabelecimentos a pessoas com dificuldade de locomoção.

O projeto brasileiro vem chamando atenção até mesmo no exterior. O aplicativo foi um dos vencedores do World Summit Awards (2016), premiação global organizada pela cúpula da ONU. Único projeto brasileiro participante do prêmio, o guiaderodas foi escolhido entre as 451 iniciativas de todo o mundo e ganhou na categoria “Inclusão e Empoderamento”, por seu impacto social e jeito criativo de informar.

Para conhecer o guiaderodas, baixe o aplicativo: iOS / Android.

___

Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Envie uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail