Conheça o Encontro Nacional de Mulheres, na Argentina

Todos os anos, mulheres de diversas partes da Argentina se reúnem no “Encuentro Nacional de Mujeres”. Criado em 1986, a primeira edição reuniu mil mulheres na cidade de Buenos Aires. As fundadoras haviam se conhecido um ano antes, durante a 3ª Conferência Mundial de Nairobi, evento promovido para analisar e avaliar as realizações da “Década da Mulher”, resultado da Conferência Mundial das Mulheres, realizado em 1975, no México.

No seu trigésimo aniversário, em 2016, o evento reuniu mais de 70 mil mulheres em Rosário e, em 2017 (14, 15 e 16 de outubro, em Chaco), a organização prevê um número muito maior, visto que nos últimos cinco anos, o encontro cresceu entre 5 a 10 mil mulheres por edição. Para isso, o encontro sempre é feito em um feriado após um fim de semana, que permite as mulheres participarem dos três dias de atividades.

O funcionamento do encontro se dá da seguinte forma:

Primeiro dia – Cerimônia de abertura acontece no período da manhã e, depois do almoço, são abertas as oficinas de discussão. À noite, atividades culturais acontecem em diferentes partes da cidade.

Segundo dia – As oficinas de debate seguem durante todo o dia. No fim da tarde, se realiza uma marcha pela cidade, para mostrar o tamanho e diversidade do encontro.

Terceiro dia – É realizado uma sessão de plenário, com a conclusão das oficinas e o evento é encerrado.

Cada oficina conta com um coordenador, que tem a tarefa de organizar o debate e garantir que todas as opiniões possam ser ouvidas. No ano seguinte, as conclusões do encontro anterior são avaliadas e as discussões seguem.

Para as mulheres que trabalham com criação, foi aberto no dia 1º de março, o concurso que definirá o logo da XXXII edição. As propostas devem ser enviadas até o dia 31 de março e qualquer mulher acima de 18 anos e, com pelo menos, três anos de residência em Chaco, pode participar.

___
Gostou do texto e quer fazer parte da nossa comunidade? Mande uma sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para contato@inovasocial.com.br

Receba conteúdo exclusivo

Para não perder os próximos conteúdos do InovaSocial e receber materiais exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Insira o seu e-mail